lunes, 23 de abril de 2018

A AMAN E SÃO JORGE O SANTO GUERREIRO -LIGAÇÃO HISTÓRICA

A AMAN E SÃO JORGE O SANTO GUERREIRO, LIGAÇÃO HISTORICA
Cel Claudio Moreira Bento Presidente e Fundador da FAHIMTB
Em 23 de Abril de 1811, Dia de São, Jorge o Santo Guerreiro, foi escolhido, propositalmente para a inauguração da Academia Real Militar na Casa do Trem, aproveitando a estrutura da Real Academia de Artilharia e Desenho que fora fundada pelo Vice Rei Conde de Resende ,b a égide do  Príncipe Regente D.João e no aniversário de sua mãe D Maria I, que havia perdido o juízo. depois da morte de seu esposo e de seu filho Princípio da Beira.Dia 23 de abril foi data escolhida pelo comandante da Escola Militar do Realengo Cel João Batista Mascarenhas de Moraes para ser a data aniversária da Escola Militar e assim oficializada pelo Presidente Getúlio Vargas.
Em 1939 em artigo na Revista da Escola, o hoje Marechal José Pessoa que viria ser o idealizador AMAN,, assim escreveu sobre a História do Espadim de Caxias arma privativa do cadetes do Exército.
“Escrevo agora sobre a História do Espadim , para não acontecer com a História do Espadim o que aconteceu  com a História da Academia Real Militar que hoje se sabe que apenas ela existiu.”
 
A verdade histórica e fruto de aproximações sucessivas, Hoje esta  resgatada a História da Academia Real Militar e além dela expressivamente   a da sua antecessora., a Real Academia de Artilharia e Desenho, destinada a formar oficiais para a Colônia Brasil, de Infantaria , Cavalaria, Artilharia e engenheiros militares e civis. Real Academia,a pioneira nas Américas do ensino militar acadêmico e do ensino superior civil no Brasil o de Engenharia. História Verdade e Justiça! E  escrevemos com patrocínio da FHE –POUPEX  presidida pelo General Milton Teixeira Rosa e seu pedido o álbum ESCOLAS DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DAS FORÇAS ARMADAS DO BRASIL e que foi apresentado pessoalmente no Clube do Exército em Brasília pelo Ministro do Exército General de Exército  Leônidas Pires Gonçalves. E neste álbum consta como pioneira na formação de oficias no Brasil a Real Academia de Artilharia Fortificação e Desenho .E a parte referente ao Exército o General Leônidas mandou entronizar na Biblioteca da AMAN  de onde foi retirado e cujo destino ignoramos .Abordagem que repetimos em nosso livro 2010-200 ANOS DA CRIAÇÃO DA ACADEMIA REAL MILITAR À ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS.Os citados trabalhos estão disponíveis em Livros e Plaquetas no sita da FAHIMTB www.ahimtb.org.br
Por el Cel Claudio Moreira Bento, Presidene Académico de la FAHIMTB










No hay comentarios:

Publicar un comentario